top of page

Programa Nós por Lá «Músico Quixote One»

Edson Keit Cravid é o nome do arista mas conhecido por Quixote One, Musico e compositor Reggae Hip Hop nascido nas ilhas Maravilhosas de S. Tome e Príncipe e residente em Almada.

 

 No meado dos anos 90, chega a Portugal vindo com os seus pais em busca de melhor qualidade de vida e ensino especializado, começando por residir em Odivelas, Montijo e mas afrente no seixal.

 

 Desde a tenra infância sempre se interessou pela literatura e vários tipos de sonoridade, desde músicas tradicionais, culturais do seu país natal a outras vertentes musicais.

 

  O seu percurso musical teve início no ano 2000 com o grupo NDG “Negros Do Gueto”, primeiro grupo criado pelo próprio, nessa altura já vivia no seixal. Passou também por outros grupos entre eles G. Flow e Nações diversas.

 

  Começou desde então a fazer os seus instrumentais, compondo canções e a frequentar concursos de freestyle onde obteve êxito e reconhecimento pela destreza no microfone como MC “Mestre de Cerimónia” com o cognome Dom Quixote. Nessa fase foi referenciado como um dos melhores Repperes freestyler de Margem sul, participando em eventos culturais de Hip Hop e dando pequenos concertos nas listas escolares dentro e fora do concelho de Almada.    

 

  Em 2004 o jovem retira-se do mundo musical para terminar os seus estudos e regressar a sua terra natal. Em S. Tomé conheceu a condição do seu País, um país com grande biodiversidade e com muitos recursos naturais, mas devido a má gestão a taxa de pobreza é bastante elevada.

  Nessa fase colaborou em conjunto com outros músicos santomenses, como Kalu Mendes, STPReppers entre outros.

 

  Mas à frente de regresso a Portugal vai viver para lisboa, com toda experiencia de vida adquirida em S. Tomé, Quixote One foca-se no mercado de trabalho em busca de estabilidade e de enriquecer os seus conhecimentos, durante esta fase nunca deixou de compor, fazendo canções apenas para amigos e familiares, que lhe incentivavam a seguir carreira musical.

 

  Mais à frente em 2008 depois de ter terminado os seus estudos áudio Visual na escola António Arroios em Lisboa, muda-se para Almada onde inicia um estudo intensivo em produção e edição musical, que lhe permitiu enriquecer o seu talento musical.

 

  Então em 2013 surge a primeira Mix Tape “The One” produzida e masterizada pelo próprio resultado da longa experiência adquirida ao longo do tempo. Depois de tantos anos, seus fãs poderão apreciar um trabalho a solo do artista.

 

  Em 2014 lançou a EP Respect Riddim, também produzido e masterizado pelo próprio, surgindo de uma fase mais madura da sua carreira e reflectindo mais a identidade do artista do que em trabalhos anteriores.

  Respect Riddim, tem como base “Riddims” cuidadosamente seleccionados, acompanhados pela sonoridade e criatividade originais do artista, o que culmina numa “vibe” muito característica, mas com a qual todos os fãs de Reggae, Dance Hall e Hip Hop se identificam, nesta EP inclui sua primeira canção em dialecto de São Tomé e Príncipe, onde intensifica a vontade de expandir a sua língua materna em novos horizontes. Um tema muito aguardado pela comunidade diáspora Santomense em Portugal. 

 

   Depois de conquistar o respeito dos seus ouvintes com o tema “És tu quem eu quero” da EP Respect Riddim, Quixote One teve a proposta da editora “Music In My Soul” para edição do seu trabalho, management e agenciamento da sua carreira. Foi nessa altura Quixote One cria a sua banda actual “The family One” composta pelo Selecta Pand´M que lhe passa os instrumentais e kaya e Tania que fazem parte do corro.

 

   Assim em 2015 lança o seu primeiro álbum intitulado “palpita-me” com selo da editora “Music Im My soul”. Este novo trabalho vem confirmar a identidade musical do artista e a qualidade sonora que oferece aos seus fãs, estando disponível a venda nas lojas Fnac´s e EL Corte Inglês entre outras, e maioria das lojas virtuais habitual. Durante esse ano de 2015 Quixote One segue em turné actuando em pequenas salas de concerto, auditórios Fnac´s e festas ligadas a datas simbólicas de S. Tome e príncipe, que lhe valeram um grupo fiel de fãs que lhe seguem, neste álbum “Palpita me” Quixote one dedica um tema intitulado “Santomé plodozu” a toda diáspora Santomense residente Portugal, um tema caloroso “Hip Hop” “Rap” que leva a mensagem de coragem aos jovens encorajando-os a superarem os seus desafios. Tema interpretado diversas vezes na Media Santomense.

  Neste mesmo ano participa no concurso “Palco novos talentos” para tocar no festival do Avante.

 

  Depois do lançamento do seu primeiro Álbum “Palpita-me” com o single promocional #sativa, vendido mas de 1.500 exemplares nos primeiros 6 meses e conquistado a confiança dos fãs com grande vibração positiva que apresenta em concerto com a sua banda “The Family One”. Quixote One lança nova EP intitulado “I Lion” em Janeiro de 2016, um segundo volume da sua primeira EP “Respect Riddim”.

 

  I Lion (Eu Leão) vem consolidar o estilo harmonioso e característico de Quixote One, acompanhado por Riddims cuidadosamente seleccionados pelo próprio, originando a sonoridade que o caracteriza.

Ritmos alegres e inspiradores, com mensagens de respeito, amor e crítica social na vibração positiva de um Homem Rasta.

 

  I Lion, “Eu Leão” como o próprio nome diz, faz referência ao Leão de Judá, expressão bíblica que serve de metáfora para representar a figura de Jesus Cristo. Genericamente o termo “Leão” simboliza a realeza, a força e o poder.

 

  Neste EP de cinco faixas, Quixote One conta com participação do musico CLa presente no seu álbum “Palpita – me”, Bambino dos “Black Company”, Kaya Furtunato membro da sua banda The family One e que o acompanha em concerto, Lamin e Victor Correia, radialista e autor do programa DivulgARTE que surge com a faixa promocional homónima dedicada aos artistas lusófonos.

 

  Cada vez mais enraizado na cultura Rastafári e em suas convicções, Quixote One identifica-se no “I Lion” com as virtudes do Leão que representa, no meio que o rodeia.

 

 

  Depois de uma pausa para a paternidade, Quixote One regressa com novo Single “Salva o Planeta” Um tema de despertar do conceito da educação de questões ambientais e consciência ecológica.
  Tendo consciência da crise ambiental planetária, Quixote One sugere o desenvolvimento individual num carácter social do homem na sua relação com a natureza e com os outros seres vivos, criando prática social e de ética ambiental… esses são alguns dos elementos que Quixote One desenvolve nesse novo single “salva o Planeta”

 

Com o lançamento da Ep. I Lion no primeiro trimestre de 2016, Quixote One continua a deixar a sua marca no novo Reggae/Hip hop em português enraizado cada vez mas na cultura Rastafári, consolidando o seu estilo característico num tema mediático.

 

  Diz:
“Se todos fizermos um pouco podemos tornar o mundo melhor,

A mudança precisa de acontecer em cada um de nós”

  Esse novo single apenas estará disponível para download nas lojas online habitual, tendo a receita revertida a associações de educativas da consciência ecológica.  
 

Depois de três nomeações para prémios STPM Awards 2016
Quixote One lança novo single intitulado “Independência Total”, uma visão incrível de S. Tomé para S. Tomé numa linguagem humana que lhe torna um músico incomparável, Ele sabe como levar as pessoas numa viagem interpessoal, tendo um desempenho fundamental na interpretação da sua mensagem.
Este novo trabalho de Quixote One é uma ferramenta fantástica para análise da independência de S. Tome e Príncipe bem como seu percurso evolutivo, 
Sem dúvida será um novo Hino para as comemorações da independência de S. Tomé e Príncipe no dia 12 de Julho.
 

  Quixote One lança novo Álbum discográfico intitulado “Independência Total”

 

Lançamento 13/09/2016

 

   2016 Tem sido um ano de reconhecimento para o músico Quixote One. Iniciando o ano com o lançamento da “Ep. I Lion”, indicado pra 3 nomeações nos prémios STPMAwards 2016 e o regresso a sua terra natal que lhe valeu o reconhecimento do seu povo.

 

   Nesse seguimento de descoberta das suas origens Quixote One lança novo álbum intitulado “independência total”, um álbum que vem dar um novo olhar e uma nova sonoridade a cultura musical de São Tomé e Príncipe, fundindo a sua incomparável originalidade nos estilos Reggae, Danceall e Hip Hop cantado no crioulo de São Tomé e Cabo Verde, Português e Inglês, o que faz desse novo álbum internacional das ilhas maravilhosas para o resto do mundo.

 

   “Independência total” tem 10 temas diversificados com foco na intervenção, educação, amor e entendimento, o resultado é um álbum fascinante onde Quixote One leva os seus ouvintes numa viagem a descoberta das ilhas maravilhosas de São Tomé e Príncipe.

 

    Neste álbum Quixote One conta com participação do Rapper Blekan Deka, Juana na Rap e PekaGBoom.

 

    O single “Independência total” já foi lançado no dia 12 de Julho de 2016, dia que se comemora a independência de são Tome e Príncipe. Para acompanhar o lançamento na íntegra desse novo álbum, Quixote One apresenta-nos o Single Volô volô só.

 

   Esse novo Álbum de Quixote One Já se encontra disponível nas lojas virtual habitual e no formato CD por encomenda edson_keith@hotmail.com, podendo também escutar nos sites autorizados.

 

bottom of page